DOCENTES

Alessandra Guimarães Possato

Possui graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), especialização em Literatura Comparada e mestrado em Comunicação e Estudo de Linguagens. Atualmente é professora (graduação) da Universidade Paulista (UNIP) de São José do Rio Preto e Araçatuba, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (FAFICA), além de coordenadora das Agências Modelos "DP" e "Usina de Idéias". Autora do catálogo "100 anos de cinema" e do artigo "O garoto-propaganda brasileiro". Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Criação Publicitária, atuando principalmente em redação publicitária, direção de arte, produção e design gráfico, teorias e técnicas de comunicação e criatividade.

 

Ana Cláudia Vieira Prieto dos Santos

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP -(1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – (2003). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: citricultura, desenvolvimento local, políticas públicas e segurança alimentar.

 

Ana Carolina Andretta Soler

Atualmente é jornalista responsável da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto e professora universitária da União das Faculdades dos Grandes Lagos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação. Apresenta um programa semanal, Acirp em Ação, que leva empresários influentes para falar sobre eventos de segmentos distintos e economia. Tem experiência com assessoria de comunicação, redação, reportagem, televisão, roteiro para cinema e TV.

 

Antonio Carlos Fuzaro Junior

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Central Paulista (1991), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1999) e Mestrado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2004). É advogado e professor titular do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Tem experiência na área de Direito e de Administração de Empresas, com ênfase em Direito Comercial e Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, administração de empresas, recursos humanos, sociedades comerciais, títulos de crédito, falência e recuperação de empresas, precaução, poluição e consumidor.

 

Claudio Antonio Christante Errerias

Graduado em Psicologia pela UNESP – Assis (1989) e mestre em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara (2000). Atualmente, é coordenador do Núcleo de Apoio ao Estudante das Faculdades Integradas Padre Albino e professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva , atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, psicanálise, filosofia, educação escolar, educação médica. Atua como psicólogo clínico.

 

Dennis Henrique Vicário Olivio

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e Pós-Graduação em Processos Criativos e Tecnologias Midiáticas pela Universidade de Franca. Mestrando no Curso de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente no Centro Universitário de Araraquara – UNIARA e coordenador e professor do Curso de Comunicação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva.

 

Edson Roberto Bogas Garcia

Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português e Italiano) pela Universidade Estadual Paulista ´Julio de Mesquita Filho´ (1990) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1998). Em 2010 ingressou no doutorado, em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual Paulista "Julio de mesquita Filho. Atualmente é professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e professor do Centro Universitário de Votuporanga. Tem experiência na área de Letras e Comunicação Social, com ênfase em Língua Portuguesa e Redação Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo, Publicidade, Comunicação e Pesquisa.

 

Evandro Fedossi Hernandes

possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (1984) , graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2003) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) . Atualmente é Professor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva.

 

Fábio de Figueiredo

Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas – pela UNILAGO (1998). Especialista em Administração com Gestão em Marketing (FAECA).Pós-graduando (lato senso) em Cinema e Vídeo (UNILAGO). Professor da UNILAGO desde 2007, onde ministra as disciplinas História da Comunicação e das Relações Públicas; Planejamento e Organização de Eventos; Técnicas de Promoção e Merchandising; Técnicas de Comunicação Dirigida e Relações Públicas Governamentais.

 

Felipe Boso Brida

Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UNIRP – Centro Universitário de Rio Preto (2007). Pós-graduando em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp (2009). Atualmente é professor de Comunicação e Metodologia de Projetos em cursos técnicos no SENAC/Catanduva. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema e História da Arte. Ministra cursos de extensão, mini-cursos e workshops de História do Cinema e História da Arte Moderno-Contemporânea em faculdades e festivais de cinema em todo o país, como São Paulo, Goiânia e Brasília. Escreve para os sites; Observatório da Imprensa; Cineminha; (UOL), ;Argumento.net", e mantém colunas de cinema na rádio Bandeirantes AM, no jornal "O Regional" e no informartivo eletrônico "Colunas & Notas". Como jornalista, já atuou em impressos e emissoras de rádio na região de Catanduva, dentre elas a Jovem Pan e o jornal Notícia da Manhã.

 

Fernando Moreno da Silva

Graduação em Jornalismo (UNESP/Bauru-SP), Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP/Araraquara-SP) e integrante do GELE/CNPq (Grupo de Estudos sobre Leitura). Foi professor-conferencista de 2006 a 2007 nas displinas de Língua Portuguesa dos cursos de Comunicação Social da UNESP/Bauru. Desde 2005, é professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva-SP (IMES Catanduva). Atua nas áreas de Comunicação, Linguística e Língua Portuguesa.

 

Franco Cossu Jr

possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1995) e mestrado (2000) e doutorado (2007) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Psicologia, Filosofia, com ênfase em Filosofia da Ciência (Epistemologia da Psicologia/Psicanálise), atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, filosofia da ciência, psicanálise e teoria psicológica. Atua como docente em Psicologia, Filosofia, e também como professor de Língua/Cultura Italiana. É também músico.

 

José Ricardo Do Amaral Villani

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (1993). Atualmente é professor titular da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva e professor titular da Universidade Paulista.

 

Karine Bobadilha Couto

Possui graduação em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e professora da União das Escolas do Grupo Ceres de Educação. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geoplano, lógica, ensino de lógica, recobrimento e trigonometria.

 

Karina Coelho Pires

Possui mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Especialização em Teoria e Crítica da Literatura: Fundamentos da Leitura Crítica da Literatura pela Universidade Estadual Paulita Júlio de Mesquita Filho" – UNESP Araraquara e graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva. Atualmente é Diretora da EMEF Prof. José D´Oliveira Barreto da Prefeitura Municipal de Catanduva. Tem experiência em Educação desde a Educação infantil até segundo grau e cursinhos pré-vestibulares.

 

Lucimar de Fatima Canteiro

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Rio Preto (1979), graduação em Publicidade e Propaganda pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (1994), especialização em Arte e Criatividade pela Universidade de Franca (2000) e mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2005). Está desenvolvendo monografia para conclusão do curso de especialização Formação em Educação a Distância, pela UNIP, iniciado em 2008. Atualmente é docente na Universidade Paulista, campi S.J. do Rio Preto e Araçatuba, e no IMES-FAFICA de Catanduva. Desenvolve, principalmente, as seguintes disciplinas: Mídia, Pesquisa de Opinião e de Mercado, Marketing Aplicado, Teorias da Comunicação, História da Arte, Planejamento de Campanha e Produção Gráfica.

 

Mário Novelino Alonso Soler

Atualmente é professor do IMES/Fafica deCatanduva e do Centro Universitário do Norte Paulista. Tem 35 anos de experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio, Telejornalismo e Jornalismo Impresso. É Assessor de Comunicação da Associação dos Municípios da Araraquarense e diretor da Midiacaipira – Assessoria de Comunicação em São José do Rio Preto (SP). Mestre em Comunicação Social, com ênfase em Telejornalismo Regional, pela Unesp de Bauru (2005). Especialista em TV Regional pela Unorp (São José do Rio Preto – SP), 2002. Autor do livro biográfico "Jocelino Soares – vida, obra e crítica", financiado com recursos da Lei Rouanet (1999). Co-autor, com Lelé Arantes, do livro Memória da Água em São José do Rio Preto. Colunista da seção "Papo de Futebol" do Jornal Bom Dia (São José do Rio Preto) e editor-chefe da revista Cidades-SP. Membro do Grupo de Comunicadores da UTAL – Universidade dos Trabalhadores da América Latina (Caracas – Ven).

 

Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva (1973), mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Iniciou suas atividades no ensino superior, no ano de 1980. Aposentou-se pela UNESP de São José do Rio Preto. Foi Coordenadora do Curso de Letras do IMES/FAFICA e, em 2003, passou a exercer as funções de Diretora de Graduação do IMES/FAFICA. Atualmente, é professora de Prática de Ensino da Língua Portuguesa, no Curso de Letras e de Lingüística e Alfabetização, no Curso de Pedagogia da FAFICA. No Centro Universitário Dr Edmundo Ulson-UNAR, exerce a função de Coordenadora de Pós Graduação. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, discurso, leitura e produção textual. Elabora material didático para o EAD, PDI, PPI e Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação, inclusive, tecnológicos.

Anúncios